Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Eleições / Europeias / Um olhar sobre os resultados do PNR nas “Europeias 2014”

Um olhar sobre os resultados do PNR nas “Europeias 2014”

Europeias 2014Relativamente aos resultados das Eleições Europeias deste Domingo, o PNR gostaria, em primeiro lugar, de agradecer a todos os que participaram activamente nesta batalha eleitoral: candidatos, núcleos, responsáveis pela organização geral, participantes nas acções de informação e divulgação e, de um modo muito especial, ao cabeça-de-lista, Humberto Nuno de Oliveira, cuja prestação e entrega só nos pode encher de orgulho.

O PNR agradece também a todos os seus eleitores pela sua capacidade de acreditar que, com persistência, aquilo que tem sido um constante crescimento sustentado, embora tímido, é uma base para um grande crescimento, que esperamos e sabemos que um dia viremos a ter. É importante que não desistam, pois, de votar no nosso PNR e de divulgá-lo.

Analisando objectivamente os seus resultados, o PNR apresenta um crescimento absoluto de 2000 votos face às Europeias de 2009, acompanhado também de um crescimento percentual de 15%. Isto apesar de a abstenção, que a todos afecta, ter subido assinalavelmente (menos 300 mil votantes), de a emigração, sobretudo na camada jovem, nos lesar também de alguma forma, e de o número de partidos concorrentes ter, também ele, aumentado em relação a 2009.

De salientar a quase duplicação de votos no PNR nos distritos do Porto e de Aveiro e também nos Açores. Sem visibilidade mediática minimamente aceitável e sem meios financeiros (fruto do já conhecido facto de o PNR ser o único dos muitos partidos multados pelo Estado a quem foi penhorada a conta bancária que a Lei obrigou a abrir para estas eleições), bem sabemos que a mensagem chegou a muito pouca gente e que a grande maioria dos portugueses ou não nos conhece ou conhece mal, daí não se poder esperar qualquer crescimento vertiginoso.

Contudo, estes resultados agora alcançados não nos podem satisfazer de forma alguma, já que, obviamente, almejamos crescer para patamares muito superiores! Mas também não nos desanimam, pois sabemos que estamos no caminho certo, e que, de aumento em aumento, ainda que discreto, um dia conheceremos um acentuado crescimento, fruto do nosso trabalho constante face a uma batalha tremendamente desigual e à indiscutível falta de visibilidade. Com efeito, a nossa corrida não é de 100 metros, logo não se esgota num acto eleitoral. Antes, somos corredores de fundo que, ao contrário da maioria dos partidos sem assento parlamentar, não paramos nos períodos entre eleições.

Por último, mas não menos importante, o PNR constata com muito agrado o crescimento do Nacionalismo em vários países europeus (onde as circunstâncias, de alguma forma já permitiram esse crescimento), fundamentando a nossa esperança em que algo vá mudar e em que o federalismo europeu castrador das soberanias tenha os dias contados.

Por tudo isto, apelamos a todos os que votaram em nós que continuem a fazê-lo e mobilizem mais votação, pois o nosso próximo objectivo começará a ser trabalhado desde já, cada vez mais suportado nos núcleos locais, e visa as Legislativas 2015!

Veja também

3 – Representação e transparência

Ponto nº 3 do programa do PNR para as Europeias 2019 Uma das principais críticas …