Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Comunicados / Sobre o acordo de pescas para 2015

Sobre o acordo de pescas para 2015

PescasO Partido Nacional Renovador (PNR) saúda os resultados obtidos esta semana pelo Governo na reunião dos ministros da agricultura e pescas da União Europeia, que irão traduzir-se num aumento em 18% das quotas de pesca para Portugal.

O PNR não pode deixar de lembrar contudo que a União Europeia e os governos ao serviço desta são os grandes responsáveis pelo verdadeiro assassinato da frota pesqueira portuguesa ao longo das últimas décadas, bem como pelo aumento vertiginoso do preço do peixe nos nossos mercados, o que é mais do que suficiente para considerar qualquer acordo minimamente vantajoso que agora se faça como um muito magro consolo para o sector das pescas, para a economia nacional e para o bolso das famílias portuguesas.

Por outro lado, o PNR chama a atenção para o facto de a quota específica do bacalhau ter sofrido uma ligeira diminuição, devido ao facto de ser a União Europeia (e não Portugal) a negociar com a Noruega e a Organização das Pescas para o Atlântico Noroeste (NAFO) numa matéria que é de bastante importância para a economia nacional. Uma vez mais, prova-se que a perda da soberania é lesiva para os interesses dos portugueses.

O PNR lamenta ainda a demora do Governo em alterar a legislação de forma a proteger os pescadores de arte-xávega, demora essa que leva a crer que o executivo se preocupa (e bem) com os grandes armadores, mas infelizmente não presta igual atenção aos pequenos, pese embora estar em jogo um tipo de pesca que dá sustento a muitas famílias.

Lisboa, 19 de Dezembro de 2014

A Comissão Política Nacional

 

Veja também

10 de Junho no Camões

Algumas dezenas de pessoas juntaram-se aos festejos do 10 de Junho, levados a cabo pelo …