Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Notícias / Local / Os (es)carros de Costa

Os (es)carros de Costa

Costa - carrosNuma medida manifestamente demagógica, a Câmara Municipal de Lisboa pretende interditar o trânsito na Baixa de Lisboa a automóveis com matrícula anterior ao ano 2000.

Pelos vistos, os pobres, com os seus carros velhos, estão a poluir a Baixa de Lisboa, o que incomoda sobejamente o socialista Sr. Costa. Já outras poluições são do agrado de edil e gozam mesmo da sua protecção (recorde-se, por exemplo, o caso dos grafitis).

Mais uma vez, os penalizados são os mais pobres, aqueles a quem a crise criada por PS/PSD/CDS não dá possibilidade de comprar uma viatura mais moderna. Não só aqueles que usam as suas viaturas para fins particulares, mas também, por exemplo, os pequenos produtores de fruta e hortaliça que pretendam continuar a abastecer os restaurantes da zona mais turística da capital.

A lei em causa ignora os dados poluentes das viaturas, nomeadamente ao não levar em conta que os veículos de maior cilindrada recentes emitem mais gases poluentes do que muitos veículos mais antigos. A este propósito, foi já amplamente citada a comparação entre os 373 gramas de dióxido de carbono emitidos, por cada quilómetro, por um Porsche Cayenne de 2003 e os 150 gramas emitidos por um Hyundai Atos de 1998. Não existe, de resto, nenhum estudo sobre o impacto real desta medida em concreto. Ou seja, acorda-se um dia e na posição sentada, e sai, em sintonia, uma medida ridícula.

Para reduzir a poluição são necessárias outras medidas, que passam por um maior controlo a nível dos centros de Inspecção Periódica Obrigatória e por uma gestão mais racional do trânsito e dos transportes públicos. A nível nacional, passam também pelo controlo das emissões de muitas unidades fabris, a começar pela famosa co-incineração, uma “obra” de um grande amigo do Sr. Costa actualmente preso preventivamente em Évora.

Esta medida, para além de uma manobra de cosmética para parecer bem a Bruxelas, vem mesmo a jeito para ajudar à venda de automóveis novos. Ainda não é Primeiro-Ministro e já o Sr. Costa faz favores a pedido. Imagine-se agora o que acontecerá se algum dia se apanhar nesse cargo. Nada de novo em relação ao PS e aos partidos do sistema, portanto.

O PNR está contra esta medida e informa que apoia e participará na Marcha Lenta marcada para o dia 1 de Fevereiro às 14 horas. Apelamos pois a todos os nossos simpatizantes, militantes e cidadãos em geral, que forem da região de Lisboa, para que neste dia se concentrem no Parque Eduardo VII àquela hora.

Veja também

Crime de saúde pública em Cantanhede e Mira

Um verdadeiro crime de saúde pública e um atentado ao ambiente está a ser cometido …