Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Notícias / Nacional / Mais benefícios para os estrangeiros. E para os nossos?

Mais benefícios para os estrangeiros. E para os nossos?

ImigraçãoA União Europeia aprovou esta semana o programa português de acolhimento de imigrantes e de melhoria dos procedimentos de asilo, orçado em quase 34 milhões de euros, no âmbito do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

Segundo este programa, Portugal destina uma verba total de 33.856.377 euros para o período 2014-2020, com financiamento do FAMI, à promoção das suas capacidades de acolhimento de imigrantes, ao melhoramento dos procedimentos de asilo, à integração de imigrantes a nível local e ao aumento da sustentabilidade dos programas de regresso.

Esta candidatura do governo português suscita-nos alguns comentários:

Primeiro: não compreendemos a necessidade de continuar a aceitar trabalhadores estrangeiros (imigrantes) num país com altas taxas de desemprego real (segundo alguns analistas, na ordem dos 30%). Nesta perspectiva, estes novos imigrantes ou vêm viver de esmolas, ou de subsídios, ou da criminalidade ou para contribuir para termos mais portugueses desempregados

Segundo: se os imigrantes rumam ao nosso país para trabalhar, não percebemos estas ajudas, uma vez que deverão ter o mesmo tratamento que qualquer português. 

Terceiro: parece-nos que este tratamento é altamente discriminatório, em primeiro lugar porque canaliza ajudas para estrangeiros enquanto o Governo coloca na miséria milhares de portugueses, depois porque está mais que visto (na sua própria designação), que estes “subsídios à integração” destinam-se maioritariamente que aos imigrantes que teimam em não respeitar a cultura e identidade do nosso país, ou seja, em não se integrar.

Quarto: lamentamos a atitude hipócrita do CDS, uma dos partidos da coligação governamental, pois em período de eleições fala em controlar a imigração e, quando tem oportunidade de o fazer, faz exactamente o contrário ou, então, remete-se ao silêncio.

Quinto: o PNR defende que, neste período difícil que atravessamos, período onde a emigração, o trabalho precário e os salários de miséria fazem sofrer tantas famílias portuguesas, a vinda de trabalhadores estrangeiros (imigrantes) deve ser completamente controlada, admitindo a entrada apenas àqueles profissionais que vêm trazer conhecimento ou efectuar trabalhos para os quais ainda não temos profissionais habilitados. 

Veja também

10 de Junho no Camões

Algumas dezenas de pessoas juntaram-se aos festejos do 10 de Junho, levados a cabo pelo …