Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Efemérides / 10 anos à frente do PNR

10 anos à frente do PNR

2005 - 2ª ConvençãoA 25 de Junho de 2005, à beira de uma iminente implosão, o PNR realizou a sua II Convenção Nacional. Foi nesse ambiente que José Pinto-Coelho se candidatou a Presidente do partido, acreditando que este poderia e deveria sobreviver apesar de todas as dificuldades.

A partir daí, viveram-se anos de experiências e, segundo palavras suas, “de acertos e desacertos, sucessos e fracassos, mas sempre de aprendizagem indispensável para a construção de algo que é fundamental”.

José Pinto-Coelho foi reconduzido no cargo de Presidente do PNR nas convenções seguintes, de 2008, 2010 e, na última, de 2012, terminando o presente mandato no final de 2016, ocasião em que ser realizará a VI Convenção Nacional do PNR.

Manter a existência do único partido nacionalista em Portugal, significa a concretização do projecto incomparavelmente mais duradouro e fecundo nesta área ideológica, no pós-25 de Abril, sendo, desde logo, um feito assinalável e sem paralelo. Mas a sua simples existência, embora fundamental, não é o suficiente, já que o intuito do PNR é crescer realmente e vir a ser poder no futuro.

Assim, num processo de amadurecimento, os dois ou três últimos anos têm vindo a consagrar o crescimento do partido, em credibilidade e estabilidade, bem como a definição, daí resultante, de objectivos claros com estratégias firmes.

Com a criação do “Nacionalismo Renovador”, aberto à sociedade, actual, português, o PNR deu um passo em frente, vencendo vícios e dificuldades crónicas que ao longo de 40 anos têm afectado a área nacionalista. De acordo com o Presidente, José Pinto-Coelho, e o Vice-Presidente, João Pais do Amaral, pilares fundamentais da construção do Nacionalismo Renovador, “não se pode estar sempre a repetir as mesmas fórmulas e esperar delas resultados diferentes dos habituais”.

Pode-se afirmar, pois, com segura convicção que, nestes 10 anos de aprendizagem, o PNR acabou por concluir as necessárias terraplanagens para construir um projecto sólido, já visível em muitos aspectos nos últimos tempos, e que nos enche de fundada esperança no futuro. Cada vez chegamos a mais pessoas que dão a cara com convicção, constituindo uma equipa coesa, de trabalho determinado como nunca antes se vira.

Com obra sofrida e concretizada, estão lançadas as bases de um futuro, com objectivos bem definidos e tendo como suporte um Presidente persistente, uma Comissão Política coesa e inabalável e uma equipa de dirigentes e responsáveis, cada vez melhor em quantidade e qualidade.

Hoje, passados 10 anos sobre a eleição de José Pinto-Coelho como Presidente do PNR, não poderíamos deixar de assinalar esta data, lembrando que só quem faz história tem ocasião de celebrar efemérides.

Veja também

Marcelino da Mata, presente!

Morreu hoje, aos 80 anos de idade, no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Marcelino …